Na manha de sexta-feira (27), o Iêmen lançou mais um ataque de míssil balístico contra o Estado de “Israel”. Os serviços de emergência israelenses relataram que 18 colonos ficaram feridos em Telavive enquanto tentavam buscar abrigo nos refúgios. Milhões de pessoas fugiram para abrigos com medo do míssil iemenita.
Vídeos compartilhados mostraram a falha do sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro de “Israel” ao tentar interceptar o projétil que se aproximava.
Em uma declaração, as forças armadas iemenitas afirmaram que realizaram “uma operação militar específica visando o aeroporto Ben Gurion na área ocupada de Jafa [Telavive] usando um míssil balístico hipersônico do tipo Palestina 2“.
“O míssil conseguiu atingir seu alvo, apesar da censura do inimigo, e a operação resultou em baixas e na suspensão da navegação no aeroporto”, disse o comunicado.
As forças iemenitas também afirmaram ter realizado uma operação com drone que atingiu “um alvo vital do inimigo israelense na área ocupada de Jafa, e a operação foi bem-sucedida“.
Uma operação também foi feita contra um navio. Segundo o comunicado, o navio foi alvo “devido à violação da decisão de proibição de entrada nos portos da Palestina ocupada pela empresa proprietária do navio“.
O ataque ocorreu horas após aviões de guerra israelenses realizarem bombardeios na capital do Iêmen, Sana, e na cidade portuária de Hodeida.