Na tarde da última sexta-feira (19), como parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, cerca de 200 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) criaram o acampamento Sepe Tiaraju, às margens da Rodovia 471, em Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul.
No mesmo dia, foi feita uma assembleia de abertura, na qual foi feito um debate e definiu-se o nome do acampamento. Os sem terra prontamente começaram a construir as estruturas necessárias para habitação na área.
Também na sexta-feira (19), o MST declarou o encerramento do chamado “Abril Vermelho” e, consequentemente, da Jornada Nacional. Segundo balanço divulgado pela organização, foram feitas 26 novas ocupações e cinco novos acampamentos, mobilizando mais de 30 mil famílias a partir de 70 ações diversas, em 18 estados e no Distrito Federal.
As ocupações e a construção de novos acampamentos aconteceram em 13 estados e no DF, sendo eles: Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Goiás, Ceará e Rio de Janeiro.