Milhares de manifestantes estão reunidos na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 18, para protestar contra o genocídio em curso na Palestina. A manifestação ocorre no momento em que ocorre a reunião da cúpula do G20 na capital fluminense.
O ato foi organizado pelo Partido da Causa Operária, os Comitês de Luta, o Instituto Brasil-Palestina (IBRASPAL), entre outras organizações políticas, sindicais e sociais.
“Fora de Gaza, Israel fascista!
Fora ianques da América Latina.” pic.twitter.com/0GCQ9BLK1e— PCO – Partido da Causa Operária (@PCO29) November 18, 2024
O protesto tem como objetivo denunciar os países que patrocinam o genocídio cometido pelo Estado de “Israel” contra os palestinos. Estão presentes, no Rio, líderes dos principais países imperialistas, financiadores do governo fascista de Benjamin Netaniahu: Joe Biden (Estados Unidos), Keir Starmer (Reino Unido), Emmanuel Macron (França), Olaf Scholz (Alemanha), Giorgia Meloni (Itália), Justin Trudeau (Canadá) e Shigeru Ishiba (Japão).
Além do PCO e dos Comitês de Luta, estão presentes organizações como o MEPR, a Liga Anti-Imperialistas Internacionalista, a FIST, entre outras organizações e militantes das mais diversas entidades. A Bateria Zumbi dos Palmares também marcou presença, agitando a manifestação e cantando palavras-de-ordem contra “Israel”.
A polícia do Rio de Janeiro montou um esquema duro de repressão, cercando toda a praça, abrindo apenas uma pequena abertura para circulação, e impedindo a entrada de um caminhão de som e de outras estruturas.