Nesta semana, a Mattel, empresa criadora da Barbie, lançará uma série de modelos especiais na ocasião do 65º aniversário da boneca. Dentre eles, está uma boneca feita com base em Maira Gomez, índio da tribo Tatuio, no Amazonas.
Maira Gomez, que é “influenciadora digital”, comentou sobre sua boneca após o anúncio da Mattel:
“É uma grande representatividade que a gente, o povo indígena, está tendo e é uma grande conquista […] Você ter uma boneca com a sua semelhança, suas características, seus trajes… mostra que você não pode desistir nunca dos seus sonhos. Porque eu sonhava e não acreditava que isso seria possível – e hoje estou aqui, do lado dela”, disse.
Trata-se de mais uma campanha identitária que tem como objetivo enfraquecer a luta real dos índios. A declaração de Gomez deixa isso claro no momento em que ela fala em “representatividade”, uma política que afirma que, para emancipar o índio, o negro, a mulher ou qualquer outro grupo alvo da demagogia identitária, basta dar visibilidade.