Frotas de guerra da Rússia e do Omã chegaram às águas territoriais do Irã, no Golfo Pérsico, para participar do Exercício Marítimo do Simpósio Naval do Oceano Índico (IONS) “IMEX 2024”, que será hospedado pela Frota do Sul da Marinha iraniana nos próximos dias.
Os navios de guerra atracaram na cidade portuária de Bandar Abbas, no sul do Irã, na sexta-feira (18), e foram recebidos pela Marinha iraniana e por helicópteros e embarcações navais do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) ao chegarem.
Representantes de vários outros países, como Bangladexe, Índia, Paquistão, Catar, Arábia Saudita e Tailândia, também desembarcaram no Aeroporto Internacional de Bandar Abbas para participar do exercício como observadores.
O objetivo do exercício naval conjunto “IMEX 2024” é aumentar a segurança coletiva na região, expandir a cooperação multilateral e demonstrar a boa vontade e as capacidades para salvaguardar a paz, a amizade e a segurança marítima.
O IONS inclui 24 estados litorâneos do Oceano Índico, que se reúnem bienalmente para reuniões multilaterais e exercícios navais.