Na segunda-feira (9), o governo nacionalista do Máli bloqueou o canal francês TV5Monde por realizar uma campanha golpista no país.
Segundo o portal aBamako: “na segunda-feira, 9 de setembro de 2024, o órgão máximo de regulamentação das comunicações […] ordenou a remoção do canal TV5 Monde dos pacotes dos distribuidores autorizados por um período de três meses. Esta decisão segue violações de documentos legais e regulatórios em um segmento de seu programa sobre a África, exibido na segunda-feira, 26 de agosto de 2024“.
Em 24 de maio de 2021, militares malienses prenderam o presidente interino Ba Ndau e o primeiro-ministro Moctar Ouane, levando-os para a base militar de Cati, perto da capital, Bamaco. O então vice-presidente Assimi Goita tomou o poder e formou um governo nacionalista.
Desde então os choques com a França são cada vez maiores. Os franceses e os norte-americanos armam milícias para tentar derrubar o governo. Recentemente foi revelado que armas da Ucrânia estão sendo desviadas para esses grupos.