De acordo com a imprensa israelense, três agentes da repressão do Estado de “Israel” foram mortos neste domingo (8) como resultado de mais uma operação contra a ocupação ilegal. A operação aconteceu na travessia da Ponte Allenby, conhecida no lado palestino como Passagem de Fronteira de Karameh, entre a Jordânia e a Cisjordânia ocupada.
Segundo a imprensa israelense, o atirador, um motorista de caminhão jordaniano, chegou ao cruzamento e abriu fogo na área, resultando inicialmente em três ferimentos graves antes de ser morto a tiros pelas forças de ocupação israelenses. A imprensa chamou o incidente de “operação muito severa, resultante de uma falha nos procedimentos de segurança na Ponte Allenby”, tendo sido realizado com uma arma de fogo a curta distância. Os jornais israelenses ainda afirmaram que o exército israelense está detendo motoristas de caminhão na travessia.
A Ponte Allenby, conhecida oficialmente na Jordânia como Ponte Rei Hussein e também chamada de Ponte al-Karameh, é uma ponte que cruza o Rio Jordão perto da cidade de Areeha, na Cisjordânia ocupada, e da cidade de al-Karameh, na Jordânia.
A operação também foi confirmada por um correspondente da emissora libanesa Al Mayadeen.
A operação acontece uma semana depois que três policiais israelenses foram mortos em uma operação na província de al-Khalil, no sul da Cisjordânia, a um quilômetro do posto de controle militar de Tarqumiya.
Atos de resistência contra a ocupação israelense aumentaram nos territórios palestinos ocupados em meio à agressão israelense em andamento na Faixa de Gaza, que, até agora, matou 40.939 palestinos e feriu outros 94.616, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.