Nesta sexta-feira (24), o Conselho de Administração da Petrobrás aprovou a nomeação de Magda Chambriard para a presidência da empresa. Chambriard, indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a demissão de Jean Paul Prates, também foi eleita como membro do conselho.
Segundo a imprensa burguesa, a votação demorou apenas uma hora, das 8h30 às 9h36.
“Magda Chambriard tomou posse em ambos cargos nesta data e passou a integrar o Conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim”, afirmou a Petrobrás em nota.
Durante o governo Dilma, Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Em sua participação semanal na TV 247, Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), afirmou o seguinte sobre a nomeação de Chambriard:
“A mudança na Petrobrás é positiva. Isso mostra que a política que foi traçada pelo Lula no início do governo está se esgotando. Ele colocou o Prates, pois achava que poderia fazer uma parte da política dele e, ao mesmo tempo, ter uma boa relação com os especuladores internacionais. O caso Prates mostra que isso fracassou completamente. Pressionado pela falta de resultados, o Lula, em relação à Petrobrás, deu uma guinada à esquerda. Ela já falou de ir para Margem Equatorial, que vai investir etc.”