“A gente chegou no acampamento hoje e eu queria falar que a gente achou maravilhoso. Estou animado para o curso, viu. Primeira vez que venho”.
É assim que relata o companheiro Cristiano, índio da etnia Craú, que veio do Estado do Tocantins para participar de sua primeira experiência com a 50ª Universidade de Férias, evento de formação política e convivência socialista realizado pela Aliança da Juventude Revolucionária e pelo Partido da Causa Operária.
Sendo realizado no Hotel Fazenda Emanuel Araçoiaba da Serra, localizado na cidade de mesmo nome, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo, o evento começou neste domingo (28).
Caravanas de militantes e simpatizantes do Partido da Causa Operária já começaram a chegar de todo o País para este evento imperdível. Mais devem chegar nesta segunda (29).
“Minha expectativa é que amanhã vai chegar mais gente. Mas hoje já está bem legal, o pessoal está animado. Tem várias piscinas. Está bem legal”, disse um companheiro de São Paulo.
Outro militante relatou estar aguardando ansiosamente pelo campeonato de xadrez, ao ser perguntando sobre suas expectativas sobre a 50ª Universidade. Mencionou também as outras atividades lúdicas que a estrutura do acampamento oferece aos militantes e simpatizantes que estão participando da atividade:
“Estou na expectativa pelo torneio de xadrez. Gostei que há mesa de sinuca, de ‘totó’… parece um lugar muito bom, vai ser ótimo”. Este mesmo companheiro, quando perguntado a respeito do curso, fez questão de frisar que seria ponto alto da Universidade: “Com certeza estou animado, vai ser o ponto chave do acampamento!”.
Outro companheiro qualificou o hotel fazenda como aprazível, isto é, prazeroso, e, ao se manifestar sobre suas expectativas quanto ao curso, disse que espera “acrescentar coisas em termos de formação política”. Claro, como a Universidade de Férias é uma oportunidade para a convivência socialista, o companheiro também disse que espera “conhecer novas pessoas além das que eu já conheço, pois eu já estive em uma outra edição da universidade, a que tratou do tema do identitarismo”.
Como se pode ver, os militantes e simpatizantes que chegaram neste dia 28, primeiro dia da universidade, tiveram uma primeira impressão positiva e têm expectativas para os próximos dias.
E a tendência é que essas expectativas se confirmem, afinal, os cursos ministrados pelo presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, jamais decepcionam, muito menos a organização da Universidade de Férias, promovida pela Aliança da Juventude Revolucionária.