Nessa quarta-feira (19), Vladimir Putin, presidente da Rússia, realizou um encontro com Kim Jong-un, presidente da Coreia do Norte. Esta é a primeira vez em 20 anos que Putin viaja para território norte-coreano.
Durante o encontro, Jong-un destacou a importância da Rússia para a política internacional. Em nome do país, o chefe do Executivo da Coreia do Norte ainda expressou seu apoio à operação especial russa na Ucrânia, destacando que se trata de uma ação tomada “para proteger a soberania, os interesses de segurança e a integridade territorial“:
“O governo da República Popular Democrática da Coreia aprecia a importante missão e o papel de uma Federação da Rússia forte na manutenção da estabilidade estratégica e do equilíbrio no mundo, e expressa total apoio e solidariedade ao governo, ao Exército e ao povo russos na realização da operação militar especial na Ucrânia para proteger a soberania, os interesses de segurança e a integridade territorial”, disse o líder norte-coreano.
Ainda durante o encontro, Kim Jong-un afirmou que a reunião entre os dois presidentes inaugura uma nova era no que diz respeito às relações entre a Rússia e a Coreia do Norte:
“As relações entre os nossos países estão entrando em um período de grande florescimento, que não pode ser comparado nem mesmo ao período das relações coreano-soviéticas do século passado”, disse.