Na quarta-feira (16), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, se reuniu com o rei Abdulá II da Jordânia.
Araghchi expressou profunda preocupação e tristeza com as condições críticas enfrentadas pelos deslocados na Faixa de Gaza e no Líbano, que estão atualmente privados de necessidades básicas para sobrevivência, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Irã. Ele também pediu a mobilização de todas as capacidades dos países islâmicos para reunir e enviar ajuda humanitária à região.
Mais cedo, Araghchi também se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Aiman al-Safadi, para discutir questões de interesse mútuo nas relações bilaterais. Araghchi destacou a necessidade de os países da região unirem esforços para evitar a escalada do conflito e garantir a estabilidade e a segurança em linha com os interesses das nações regionais.
O ministro das Relações Exteriores da Jordânia também afirmou a Araghchi que o país não permitirá que nenhuma parte viole seu espaço aéreo, em meio a ameaças de “Israel” de atacar o Irã em resposta a um recente ataque retaliatório com mísseis nos territórios ocupados. Safadi declarou: “a Jordânia não será campo de batalha para ninguém e não permitirá que qualquer parte viole sua soberania e espaço aéreo ou ameace a segurança de seus cidadãos”.