A Jiade Islâmica Palestina é uma das organizações que luta na Faixa de Gaza e na Cisjordânia contra o Estado de “Israel”. Eles estão participando da guerra desde o dia 7 de outubro, quando ela começou. São a segunda mais importante organização de luta dos palestinos depois do Hamas. Em ocasião do início do Ramadã, o mês sagrado do Islã, eles emitiram um comunicado oficial apresentando a sua posição:
Nota oficial da Jiade Islâmica Palestina:
Em nome de Alá, o Clemente, o Misericordioso. O abençoado mês do Ramadã chegou este ano e o nosso povo palestino está a criando as mais surpreendentes imagens de firmeza e determinação face ao terrorismo sionista, que está perpetrando o massacre do século na Faixa de Gaza, em meio ao silêncio árabe e islâmico e humilhação.
Apesar desta triste realidade, a resistência do povo palestino é valente neste confronto, que entra no seu sexto mês consecutivo, armado com a sua fé em Alá, e depois com a firmeza do nosso povo, e a vitória do povo livre da nação e o seu apoio à sua ação contínua no terreno. Ao felicitarmos a nossa nação e o nosso orgulhoso e firme povo em todos os seus lugares, especialmente na Faixa de Gaza, neste mês sagrado, afirmamos o seguinte:
Primeiro: a nossa resistência continua e, se Deus quiser, continuará os seus ataques e as suas aventuras em todos os campos e arenas, especialmente em Gaza e na Cisjordânia.
Em segundo lugar: garantimos às massas da nossa nação e ao povo livre do mundo que a resistência do povo palestino está indo muito bem, está no auge da sua ação e não permitirá a implementação dos planos e esquemas do inimigo contra o nosso povo e a nossa causa.
Terceiro: a profanação da abençoada Mesquita de al-Aqsa pela ocupação e pelas gangues de colonos, e a restrição do movimento e do acesso dos fiéis a ela, é uma brincadeira com fogo, nosso povo não esperará de braços cruzados.
Quarto: os significados e valores que o mês abençoado do Ramadã reforçam em nós estão presentes na nossa consciência, e o nosso povo orgulhoso e firme irá traduzi-los numa realidade que restringe o ocupante e frustra os seus planos.
Quinto: a responsabilidade colocada sobre os povos da nossa nação árabe e islâmica aumenta durante este mês sagrado, pois a vitória do povo palestino é um dever superior a nenhum outro dever.
Parabenizamos o nosso povo de glória em Gaza – homens, mulheres e crianças – por este mês abençoado, e pedimos a Alá que aumente as suas recompensas e abençoe a sua paciência e esforço.
Estendemos as nossas felicitações às massas do nosso orgulhoso povo em todos os seus locais de presença, e ao povo livre de toda a nossa nação, e mencionamos especialmente os nossos irmãos que apoiaram a nossa resistência no Iêmen, no Líbano e no Iraque.
“E aqueles que erraram saberão a que [tipo de] retorno serão devolvidos.”
É uma jiade de vitória ou martírio.
Jiade Islâmica Palestina Domingo, 10-3-2024, correspondente a 29 Sha’ban 1445