Após uma mudança de data, o terceiro jantar especial em defesa da Palestina está agora marcado para ocorrer no sábado, 8 de junho, às 20h, na Trattoria do Pietro, em São Paulo. Localizada na Avenida Padre Antônio José dos Santos, 1346, Brooklin, a casa já recebeu mais de 150 simpatizantes da luta revolucionária do povo palestino. Esses participantes contribuíram significativamente para a produção e distribuição de uma nova leva de materiais dedicados a impulsionar o apoio à Palestina no País. Milhares de impressos, como adesivos, cartazes e panfletos, já foram produzidos e distribuídos graças ao sucesso dos primeiros jantares realizados, e a expectativa para o próximo evento é de 80 presentes.
Ocorrido no dia 20 de abril, o primeiro jantar contou com mais de 80 simpatizantes da luta palestina, incluindo importantes personalidades da luta política internacional como o xeique iraniano Hussein Khalilo e o comandante brasileiro Robinson Farinazzo. O líder iraniano fez um discurso lembrando a importância da conjuntura política de sua região, sendo acompanhado por membros da Direção do Partido da Causa Operária (PCO), como o presidente nacional da organização trotskista, Rui Costa Pimenta, e Natália Pimenta. Em todos os discursos, além de uma análise do cenário global da luta de classes, é feita uma ode ao heroísmo do povo palestino, que apesar do sofrimento inenarrável aos civis, impõe vitórias decisivas ao imperialismo e às forças sionistas.
Já no dia 27 de abril, uma segunda edição do jantar levou novamente um grande público à Trattoria do Pietro. Contando com discursos da militante Adriana Machado e de Rui Costa Pimenta, os participantes debateram a conjuntura política acompanhados de diversas opções de deliciosos pratos tradicionais italianos, vinhos e bebidas. Em todo País, quase 400 pessoas já participaram dos jantares organizados pelo PCO e os Comitês de Luta.
Além de fortalecer a unidade dos envolvidos com a maior campanha de apoio à Palestina do Brasil, os jantares têm a missão fundamental de garantir o financiamento independente da mobilização, para que ela consiga apoiar efetivamente as forças revolucionárias que atuam para libertar o país árabe do jugo sionista. Por isso, convites do jantar pelo preço de R$200 estão sendo ofertados a todos os simpatizantes da luta revolucionária palestina, preço unitário em todo o País. Por meio dessa arrecadação, as organizações citadas viabilizam o financiamento da máquina de agitação política mais atuante do Brasil, uma conquista resultante da independência dessas organizações em relação aos inimigos do povo palestino, brasileiro e de todos os povos oprimidos do planeta: a burguesia imperialista.
Desde o dia 7 de outubro de 2023, quando as vanguardas palestinas lideradas pelo partido Movimento Resistência Islâmica (Hamas, na sigla em árabe) empreenderam uma ousada ação contra “Israel”, elas vêm sendo apoiadas no Brasil por uma intensa atividade política por parte do PCO e dos Comitês de Luta responsável por colocar nas ruas do País mais de um milhão de materiais impressos, produzidos e distribuídos para impulsionar o apoio à Palestina. São centenas de milhares de cartazes, adesivos e panfletos nas ruas das principais cidades brasileiras, instrumentos de propaganda fundamentais.
Com os jantares, o PCO e os Comitês de Luta buscam dobrar o trabalho político realizado até agora.
O movimento político do sionismo dedica-se a sustentar a manutenção do Estado de “Israel”, um Estado artificial alinhado aos interesses das potências imperialistas no Oriente Médio, mantido pela Europa e os Estados Unidos e responsáveis por um dos mais horrorosos regimes de terror que já existiram na história, oprimindo duramente a população no território ocupado da Palestina. Ao mesmo tempo, o terror sionista avança velozmente contra os direitos democráticos de povos oprimidos em todo o planeta, inclusive em países imperialistas, como evidenciado pela repressão brutal aos estudantes dos EUA, também os ataques às manifestações pró-Palestina na Europa e a intensa perseguição sionista no Brasil, notadamente contra o PCO.
Para manter essa luta independente contra a opressiva ditadura sionista na Palestina, no País e no mundo, e em apoio à Revolução Palestina, é preciso uma sólida campanha financeira e nisto reside a importância fundamental do jantar. Por isso, o PCO convida todos a participarem desse próximo jantar na capital paulista, marcado para o dia 8 de junho. Basta entrar em contato com o número (11) 99741–0436. Os convites podem ser pagos à vista no PIX pela chave sorg@sorg.pco.org.br. Adquira já seu convite e apoie a luta do povo palestino você também.