A esposa de Ahmad Sa’adat, secretário-geral da Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP), Abla Sa’adat, foi sequestrada pelas forças de ocupação israelense durante uma invasão a sua casa em Al-Biré, na Cisjordânia ocupada.
Segundo a Comissão de Detidos e Ex-Detidos e a Sociedade de Prisioneiros Palestinos de defesa dos prisioneiros palestinos, além da esposa do destacado líder palestino, que está aprisionado por “Israel” em uma solitária desde pelo menos 2002, foram detidas também mais três mulheres: Tahreer Jaber, Doaa al-Qadi e a jornalista Qutaiba Hamdan e vários homens, na Cisjordânia ocupada, apenas nas primeiras horas da última terça-feira(17).
Em comunicado, a FPLP condenou a prisão de Abla Sa’adat, frisando que sua detenção é “parte de uma política sistemática que tem como alvo líderes do movimento nacional e das mulheres, bem como suas famílias, em uma tentativa desesperada de impedi-los de continuar sua luta contra a ocupação”.
“As políticas criminosas da ocupação em relação às mulheres palestinas, que são continuamente submetidas a abusos e prisões, como está acontecendo com a camarada ativista Khalida Jarrar, que permanece em confinamento solitário e é submetida a mais abusos e repressão”, destacou ainda a FPLP.
A Frente acrescentou que, no entanto, as barbaridades de “Israel’, “não enfraquecerão a determinação do nosso povo nem afetarão a vontade dos combatentes que continuam sua resistência, apesar de todas as tentativas frustradas da ocupação de quebrá-los”.