Na quarta-feira (16), “Israel” bomabrdeiou a prefeitura da cidade libanesa de Nabatié. Pelo menos seis pessoas foram mortas, incluindo o prefeito de, Ahmad Kahil.
“O prefeito de Nabatié, entre outros… foi martirizado. É um massacre“, disse o governador de Nabatié, Howaida Turk. “Até agora, 11 ataques atingiram principalmente Nabatié e também seus arredores“, acrescentou Turk, descrevendo como as intensas investidas “formaram uma espécie de cinturão de fogo” na área.
“O ataque inimigo israelense… em dois prédios, o da prefeitura de Nabatié e o da união de municípios, matou seis pessoas, de acordo com um balanço preliminar“, informou o Ministério da Saúde do Líbano em comunicado, acrescentando que os socorristas estavam procurando por sobreviventes sob os escombros. Pelo menos 43 outras pessoas ficaram feridas no ataque.
Em resposta ao violento ataque à cidade do sul do Líbano, o primeiro-ministro interino, Najib Mikati, afirmou que os jatos israelenses “deliberadamente atacaram uma reunião do conselho municipal focada em tratar das necessidades de alívio e serviços da cidade“.
“Este novo ataque, juntamente com os crimes contínuos cometidos por Israel contra civis, é um desafio direto à comunidade internacional, cujo silêncio só encoraja a ocupação a continuar suas violações e crimes“, acrescentou Mikati.