Na segunda-feira (23), o presidente iraniano Masoud Pezeshkian esteve na Cúpula do Futuro das Nações Unidas: Soluções Multilaterais para um Amanhã Melhor, em Nova Iorque.
Ele afirmou que: “o fim da ocupação [israelense] e do apartheid na Palestina e o cessar-fogo imediato em Gaza são pré-condições para o desenvolvimento internacional e a paz“.
E ainda destacou que: “em um mundo onde civis estão sendo mortos brutalmente em Gaza, o terrorismo cego de Estado derrama o sangue de crianças e mulheres, e o genocídio e os assassinatos são apoiados, a conclusão de nenhum documento seria suficiente para garantir paz e desenvolvimento“.
Em outra reunião em Nova Iorque, ele afirmou: “nós realmente acreditamos que, se uma guerra maior estourar na região, não beneficiará nenhum país. É o regime sionista que busca fomentar a guerra e expandir a insegurança na região. Queremos poder de defesa para manter a segurança [nacional] e defender nosso povo e nosso país. No entanto, o regime sionista repetidamente realizou atos terroristas contra o nosso país”.