Na quinta-feira (2), o Irã anunciou sanções contra diversos indivíduos e entidades norte-americanas e britânicas por apoiarem “Israel” em sua guerra genocida contra Gaza.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã emitiu um comunicado afirmando que as sanções visavam sete norte-americanos, incluindo o General Bryan P. Fenton, comandante do Comando de Operações Especiais dos EUA, e o Vice-Almirante Brad Cooper, ex-comandante da Quinta Frota da Marinha dos EUA
Já os alvos britânicos incluem o Secretário de Estado da Defesa Grant Shapps, o comandante do comando estratégico do exército britânico James Hockenhull e a Marinha Real Britânica no Mar Vermelho.
Também foram anunciadas penalidades contra as empresas norte-americanas Lockheed Martin e Chevron, e as britânicas Elbit Systems, Parker Meggitt e Rafael UK.
O governo do Irã é uma das maiores vítimas do imperialismo na questão das sanções econômicas, agora retribui com a mesma moeda. O efeito econômico não deve ser tão grande, mas a ação tem uma importante efeito na propaganda política.