O ex-ministro das Relações Exteriores do Irã e Chefe do Conselho Estratégico de Relações Exteriores do Irã, Kamal Kharrazi afirmou que se “Israel” lançar uma guerra total contra o Líbano, arrisca desencadear uma guerra regional em que o Irã e todo o Eixo da Resistência estão preparados para apoiar o Hesbolá.
Kharrazi disse ao Financial Times que o Irã não estava “interessado” em uma guerra regional e pediu aos EUA para pressionar “Israel” para evitar uma escalada maior, enfatizando que, em caso de guerra total, “todo o povo libanês, países árabes e membros do Eixo da Resistência apoiarão o Líbano contra Israel”.
Na entrevista, ele explicou que “haveria a chance de expansão da guerra para toda a região, na qual todos os países, incluindo o Irã, se envolveriam,” acrescentando que “nessa situação, não teríamos escolha a não ser apoiar o Hesbolá por todos os meios”.
Desde o início da guerra, o Hesbolá e as forças de ocupação israelenses têm se envolvido em confrontos, as Forças Armadas do Iêmen realizaram operações no Mar Vermelho e lançaram mísseis e drones em “Israel”, os movimentos de Resistência no Iraque também atacam “Israel”.