Na quarta-feira (24), o Irã e a Rússia assinaram um memorando de entendimento para desenvolver relações bilaterais no setor de segurança.
O Secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Akbar Ahmadian, e seu homólogo russo, Nikolai Patrushev, assinaram o documento durante uma reunião à margem da 12ª Reunião Internacional de Altos Representantes para Questões de Segurança em São Petersburgo, na Rússia.
O evento está sendo realizada em São Petersburgo de 23 a 25 de abril, com a participação de delegados de 106 países.
Em um discurso para o evento, o presidente russo, Vladimir Putin, expressou a disposição de seu país para forjar uma estreita cooperação com todos os parceiros interessados na garantia da segurança global e regional.
Putin destacou que o “terrorismo” internacional continua sendo uma das maiores ameaças do século XXI, alertando que grupos radicais apoiados por agências de inteligência de países imperialistas realizam atentados na tentativa de desestabilizar Estados soberanos e criar disputas étnicas e religiosas.
Putin acerta no principal problema do chamado “terrorismo”. Os grupos mais importantes, como Estado Islâmico, são todos braços dos serviços de inteligência imperialistas. O EI, por sua vez, é um dos grandes inimigos do Irã.