O esporte mais popular do país também tem seu espaço garantido na COTV com o programa Na Zona do Agrião, cuja última edição foi ao ar no dia 2 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval. O destaque foi a eliminação da seleção brasileira das Olimpíadas.
A Supercopa do Brasil foi o primeiro ponto destacado no programa. O campeonato foi disputado em partida única entre o vencedor da Copa do Brasil e o da Libertadores, São Paulo e Palmeiras respectivamente.
O tricolor paulista saiu vitorioso nos pênaltis. Para além do jogo em si, a partida trouxe um importante aspecto. Depois de muitos anos, o clássico teve torcida mista. Algo que não acontecia há muitos anos e trouxe bastante preocupação por se tratar de duas torcidas com um grande histórico de rivalidade.
Porém, contrariando as expectativas, tudo correu bem, tanto no estádio quanto fora dele. Vale lembrar que foi justamente um confronto entre as duas torcidas em questão que levou à perseguição e proibição de duas organizadas em um mesmo jogo no estado de São Paulo.
“A famosa batalha do Pacaembu entre a Mancha e a Independente, mas aquilo foi um vacilo, os caras deixaram o Pacaembu em reforma, cheio de material de construção, sem policiamento, não que a gente defenda o policiamento, mas é a forma como a burguesia funciona… meio que jogaram os caras para brigar mesmo’’. Relembrou o apresentador Henrique sobre esse ocorrido, ainda considerado muito suspeito até os dias de hoje.
Quanto à eliminação do Brasil nas Olimpíadas, após uma derrota por 1 a 0 contra a Argentina, o apresentador Juca esclarece: “A seleção brasileira de base, ela é pressionada pelos interesses dos cartolas e do capital financeiro’’. “Os clubes não liberaram os jogadores para a pré-Olimpíadas”.
Ficaram de fora da competição diversos ótimos jogadores brasileiros como: Robert Renan, do Internacional; Murilo, atualmente no Nottingham Forest e Beraldo, atual campeão da Copa do Brasil pelo São Paulo e agora no Paris Saint Germain.
“Mas se você ainda não acreditou no que eu estou falando, pega o caso que é o mais escandaloso de todos: onde e que estavam o Vitor Roque e o Rodrygo?’’ questiona Juca.
Esses jogadores jogam respectivamente no Barcelona e no Real Madrid, dois dos clubes mais poderosos do mundo que não se importam com a nossa seleção e muito menos com o povo brasileiro, que gostaria de ver esses craques atuando pelo Brasil.
“Por mais que você possa colocar a culpa no Ramon Menezes, esse é o centro do problema: a pressão do capital financeiro em cima do futebol brasileiro’’ cravou Juca sobre o problema da eliminação. Para solução do problema o apresentador foi preciso: “Qual é a política que nós deveríamos defender? É o controle popular sobre a CBF’’.
Para conferir o programa na íntegra acesse: