Em maio, o Partido da Causa Operária irá realizar mais uma importantíssima atividade de formação política, como tantas que foram feitas ao longo dos anos. Trata-se do segundo curso do ano em homenagem aos 100 anos da morte de Vladimir Lênin. O curso terá como tema o livro “A revolução proletária e o renegado Káutski”, obra de importância fundamental do revolucionário russo. Escrita por Lênin em 1918, o texto abre uma polêmica com Karl Káutski, que fora um importante líder do movimento operário, mas cuja política havia definhado naquele período, chegando ao ponto de apoiar o imperialismo na Primeira Guerra Mundial.
Káutski havia acabado de publicar uma brochura com o tema “A revolução proletária”, onde retratava essa questão como apenas mais uma mera filosofia liberal burguesa, desprovida da ação revolucionária necessária para que a classe operária tome o poder.
Entre os temas colocados por Lênin nessa obra, há uma questão de grande atualidade, que é a diferença entre a democracia para o regime burguês e a democracia operária. Essa confusão é levantada a todo momento pela esquerda pequeno-burguesa, que promove e pede a censura de vários setores num período claramente reacionário, onde tal política só poderá levar à censura e perseguição da classe trabalhadora.
O debate também toca em outros assuntos que mostram a bancarrota total da II Internacional Socialista liderada por Káutski. Mesmo que sejam temas de outro período histórico, demonstram questões fundamentais para a esquerda na atualidade.
O curso ocorrerá através da plataforma Universidade Marxista, será ministrado pelo companheiro João Pimenta, da direção nacional do PCO e liderança da Aliança por uma Juventude Revolucionária. Tendo já ministrado diversos outros cursos pelo Partido, essa será a primeira vez que ele fará um curso na Universidade Marxista. As aulas ocorrem nos dias 25 e 26 de maio. Para se inscrever, basta acessar o link https://unimarxista.org.br/produto/a-revolucao-proletaria-e-o-renegado-kautsky/.
Participe dessa atividade e aprofunde ainda mais seu conhecimento sobre as obras de Lênin, de modo a se preparar para as lutas que terão pela frente.