Na quarta-feira (22), o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou uma eleiçãogeral antecipada para julho. Sunak anunciou a eleição do lado de fora de sua residência em Downing Street.
O primeiro-ministro disse que sua decisão de convocar uma votação foi motivada principalmente por fatores econômicos, afirmando que “as coisas não estão fáceis” para muitos britânicos.
“Para muitos de nós é fácil esquecer a escala do que passamos”, disse ele, citando a pandemia de Covid-19 e o conflito na Ucrânia como razões para a alta taxa de inflação da Grã-Bretanha e o aumento do custo de vida.
Sunak havia dito anteriormente que seu planejamento era que uma eleição seria realizada na segunda metade do ano. No entanto, fontes do governo disseram ao The Guardian que Sunak foi persuadido a seguir em frente com uma eleição em julho, pois a condição econômica do país provavelmente não melhorará nos próximos meses.
O Partido Conservador de Sunak está no poder desde 2010, com Sunak liderando o país desde outubro de 2022, quando venceu uma disputa pela liderança para suceder Liz Truss. No entanto, os Conservadores estão atrás do Partido Trabalhista nas pesquisas de opinião desde o final de 2021 e, no início deste mês, sofreram sua pior derrota em eleições locais em 40 anos.
Na votação os Conservadores perderem 474 de seus 985 assentos nos conselhos, enquanto o Partido Trabalhista ganhou 186 e os Liberal Democratas 104.