Na quarta-feira (9), o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak reforçou que a Inglaterra manterá a exportação de armas para “Israel”. Ele que as exportações de armas continuariam como antes e o fluxo não seria suspenso.
O Reino Unido tem um “processo estabelecido há muito tempo” relacionado a exportação de armas e “revisamos essas coisas regularmente”, disse Sunak em uma entrevista à estação britânica de rádio e talk show LBC.
Ele afirmou: “isso não levou a nenhuma mudança. Na verdade, nenhum de nossos aliados mais próximos suspendeu atualmente licenças de armas existentes, então continuamos a discutir essas questões com nossos aliados”.
Ele ainda se posicionou afirmando que o governo possui um “conjunto estrito de critérios” e uma “obrigação de agir de acordo” com o que chamou de avaliações legais quando se trata de exportações de armas.
Enquanto isso, o governo da Alemanha está sendo processado na Corte Internacional de Justiça justamente pelo apoio direto ao Estado de “Israel” com suas armas.