Na última segunda-feira (22), índios de várias etnias bloquearam o trânsito da BR-174, rodovia que liga Manaus-AM e Boa Vista-RR. Os manifestantes estavam protestando contra um processo de reintegração de posse contra a Comunidade Indígena Aliança com Deus II. Os moradores denunciam que as terras que Djalma Castelo Branco, latifundiário que encabeça o processo, reivindica são, na verdade, griladas.
Bloqueando completamente o trânsito na rodovia desde oito horas da manhã, os manifestantes entoaram palavras de ordem como “Queremos moradia”. A cacique Suzi Mura, uma das moradoras da comunidade e liderança local, afirmou que a mobilização não vai parar.
“Nós estamos somente fazendo uma reivindicação por moradia, porque nós somos dignos, como qualquer outra pessoa. Nós temos 30 etnias aqui e precisamos de moradia”, afirmou ao portal de notícias Radar Amazônico.
A Comunidade Aliança com Deus II já existe há mais de um ano. De acordo com os manifestantes e moradores da região, ela abriga cerca de 300 famílias, contendo, inclusive, casas, comércios e mais.