Nesta segunda-feira (18), milhares de pessoas se reuniram na Cinelândia, no Rio de Janeiro, para protestar contra o genocídio promovido por “Israel” na Palestina e contra a presença em território brasileiro dos principais apoiadores e financiadores dessa violência.
O ato coincidiu com a realização da abertura da 19ª Cúpula do G20 no Museu de Arte Moderna (MAM), onde estavam reunidos líderes como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos; Emmanuel Macron, presidente da França; e Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, entre outros criminosos do gênero.
Organizada pelos Comitês de Luta em conjunto com centenas de outras entidades e lideranças, a manifestação contou com a presença de representantes do Partido da Causa Operária (PCO), do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), da Frente Nacional de Luta (FNL), da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), da Liga Anti-Imperialistas Internacionalista, da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST), da Unidade Popular (UP), do PCBR, entre outros grupos.
Apesar da tentativa da polícia de diminuir o tamanho do ato, a imprensa internacional estava presente e fez questão de fazer uma grande cobertura do ato. Veja a seguir algumas repercussões:
TRT News
https://www.instagram.com/reel/DCjO5rTNcGe/?igsh=MXF2eGZyczg3MzBkNQ==
Middle East Eye
Al Jazeera Arabic
Sputnik
🗣❗️ ‘O apoio ao Estado de Israel é um apoio a um genocídio’, afirmam judeus antissionistas à Sputnik Brasil
Durante a manifestação pró-Palestina, representantes norte-americanos do Neturei Karta, grupo de judeus antissionistas, conversaram com a Sputnik Brasil.
“Viemos de Nova… pic.twitter.com/z5qu1dj0py
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 18, 2024
Tehran Times
During a pro-Palestine gathering in Rio de Janeiro, activists held banners with pictures of martyred resistance figures. pic.twitter.com/J9OwqMB2bj
— Tehran Times (@TehranTimes79) November 19, 2024
Hispan TV
✊🏻🇧🇷 Cientos de partidarios palestinos marcharon en Río de Janeiro, cerca de la sede de la cumbre del G20, para condenar el genocidio en Gaza 🇵🇸 y el Líbano 🇱🇧, así como el apoyo de Estados Unidos, Inglaterra, Alemania, Francia y Canadá al régimen usurpador sionista. pic.twitter.com/2E3larTazj
— HispanTV (@Nexo_Latino) November 18, 2024
PressTV