Nesta sexta-feira (8), as Forças Armadas do Iêmen realizaram uma grande operação militar contra a base aérea de Nevatim, na região de al-Naqab, no sul da Palestina ocupada. A operação faz parte da quinta fase de sua escalada contra a ocupação sionista.
Em discurso na chamada marcha de um milhão de homens na Praça Sabeen, o porta-voz das Forças Armadas do Iêmen, Brigadeiro-General Iahia Saree, anunciou que a operação foi “executada com um míssil balístico hipersônico, Palestina 2, que atingiu o seu alvo”.
Saree também informou que as defesas aéreas iemenitas abateram um drone MQ-9 dos Estados Unidos no início desta manhã. O drone estava conduzindo operações hostis no espaço aéreo iemenita sobre a província de al-Jawf.
Mais tarde, a imprensa militar das forças armadas iemenitas divulgou imagens da operação em que o drone caçador-assassino foi abatido por um míssil terra-ar desenvolvido localmente. Isso eleva para 12 o número total de drones MQ-9 norte-americanos abatidos pelas defesas aéreas do Iêmen como parte da batalha da Vitória Prometida e da Jiade Santa, de acordo com o Brigadeiro-General Saree.
Ele afirmou que “o Iêmen continua comprometido em apoiar os povos palestino e libanês, mantendo o bloqueio marítimo ao inimigo [ocupação israelense] e através de operações militares de apoio”. Saree acrescentou que “as operações não cessarão até que a agressão termine, o bloqueio a Gaza seja levantado e os ataques ao Líbano parem”.