No sul do Líbano, o Hesbolá foi capaz de tomar o controle de um VANT, veiculo aéreo não tripulado, do assentamento israelense de Metula. A operação levou menos de 3 minutos. O portal israelense KAN noticiou que o VANT da cidade na última quinta-feira (15), desapareceu no território libanês três minutos após ser lançado de “Israel”. Ele havia sido adquirido várias semanas atrás para avaliar os danos às casas dos assentamentos devido aos foguetes lançados pelo Hesbolá.
Hamershlag, que trabalha no KAN, afirmou que o conselho do assentamento israelense de Metula está procurando contribuintes dispostos a pagar por um novo VANT, e acrescentou que a pergunta que permanece é: “quem está disposto a pagar novamente por um equipamento que há uma alta possibilidade de o Hesbolá capturar?”
É uma demonstração da capacidade militar do Hesbolá, que, mesmo sem entrar totalmente na guerra, está causando um grande impacto militar e político ao Estado de “Israel”. As suas capacidades tecnológicas lhes dão um grande poder militar.


