Na quinta-feira (9), uma delegação do Hamas, liderada por Khalil al-Haiia, vice-líder do partido em Gaza, chegou ao Cairo para discussões sobre um possível cessar-fogo com “Israel”. Autoridades egípcias estimaram que novas negociações levariam pelo menos 10 dias antes que uma trégua começasse como parte da primeira fase do acordo.
Uma delegação do Catar também está programada para chegar ao Egito para iniciar discussões “longas e aprofundadas”. O seu objetivo é diminuir a distância entre o que o Hamas solicitou em sua resposta à proposta original mediada pelo Catar e o Egito, com a participação dos Estados Unidos e “Israel”.
Um oficial egípcio não identificado foi citado dizendo que o Egito está pedindo que “ambas as partes a mostrarem a flexibilidade necessária” para chegar a um acordo. Já uma fonte do Hamas confirmou as negociações no Cairo tem como objetivo “um cessar-fogo, o fim da guerra e um acordo de troca de prisioneiros”. Não está claro se algum oficial israelense participará da reunião, depois que o primeiro-ministro israelense Netaniahu afirmou na quarta-feira (7) que a proposta do Hamas são “exigências bizarras”.





