Segundo o instituto de pesquisa Pew Research Center, 74% dos negros adultos dos Estados Unidos afirmam que o sistema prisional é projetado para retê-los. A maior parte deles também acredita que isso acontece com o sistema político (67%) e com o econômico (65%)
O presidente democrata e seu antecessor, Barack Obama, foram eleitos com a promessa de mais igualdade entre brancos e negros, pois é justamente isso que não esta acontecendo.
Um era negro e escondeu sobre sua pele negra o aparato repressivo do Estado norte-americano. O outro, branco, por dentro e por fora, colocou uma negra como vice, que não passa de outra loba em pele de cordeiro.
Apesar de toda propaganda feita através do movimento identitário, que os impede de ver o Estado como o principal instrumento de opressão, a população negra é levada, pela realidade material, a entrar em contradição com seus verdadeiros inimigos.
Diante do fracasso da política democrata que leva o país à beira do abismo econômico, os negros são sempre os primeiros a sentir os impactos da crise, pois já estão, em sua maioria, bem perto da linha da pobreza.