A greve dos coletores de lixo de Jacareí entrou no segundo dia devido ao atraso no pagamento de benefícios como 13º salário, vale-alimentação e plano de saúde. Embora a prefeitura supostamente tenha repassado os valores para a empresa Ambiental, responsável pelo serviço, o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba denuncia que apenas parte dos funcionários recebeu os pagamentos.
O Sindicato de Limpeza Urbana de São Paulo (Femaco) reforçou que a paralisação continuará até que todos os trabalhadores recebam integralmente os valores devidos.
“Sexta-feira, 12h, já foi cortado o pagamento do convênio médico. Aí ficamos aguardando o pagamento do 13°, que também não caiu. Hoje é dia de cair o ticket (alimentação), mas até o momento não caiu. Dia 7 temos também a PLR desses trabalhadores“, afirma o diretor do Sindicato dos Condutores, Leandro Aparecido dos Santos.
A paralisação já causa impactos na cidade, com cerca de 40 bairros registrando acúmulo de lixo. Segundo Roberto Leme, coordenador da Femaco, a situação só será resolvida quando todos os pagamentos forem efetuados. Enquanto isso, a coleta permanece suspensa.