No domingo (10), a Frente Popular pela Libertação da Palestina publicou uma nota oficial sobre a situação da guerra na Faixa de Gaza. A FPLP é uma das organizações que luta de armas na mão contra o Estado de “Israel” desde a década de 1960. Mais especificamente, está lutando desde a operação Dilúvio de al-Aqsa junto ao Hamas, a Jiade Islâmica e outras organizações palestinas. Abaixo a nota oficial na íntegra:
Nota oficial da Frente Popular para a Libertação da Palestina:
Não há diferença essencial ou de conteúdo entre as posições de Biden e Netaniahu.
A renovação do apoio do criminoso de guerra Biden à ocupação e o fornecimento de armas confirmam que os EUA estão liderando efetivamente a guerra genocida.
A Frente Popular para a Libertação da Palestina afirmou que a ênfase renovada do criminoso de guerra Biden em apoiar “Israel” e fornecer-lhe armas confirma que o governo norte-americana está realmente liderando a guerra genocida contra nosso povo palestino, e que a entidade sionista é apenas uma ferramenta criminosa de assassinato dirigida por decisões deste governo criminoso.
A FPLP destacou que não há diferença essencial ou de conteúdo entre as posições do criminoso de guerra Biden e as do criminoso de guerra Netaniahu, e que ambas as posições insistem em continuar a agressão na Faixa de Gaza e não [implementar] o cessar-fogo em Gaza. A diferença reside em algumas questões táticas no terreno, diante do fracasso da ocupação em alcançar qualquer objetivo no terreno, o que constitui uma vergonha e uma pressão sobre Biden à medida que sua popularidade diminui, e com a escalada das ondas de indignação na opinião pública americana contra ele, em meio ao desejo norte-americano e internacional e dos regimes árabes oficiais de parar o cessar-fogo durante o Ramadã para evitar qualquer escalada significativa na região e na área que os afetaria.
A FPLP considerou que o comportamento do governo norte-americano nos dias anteriores e seus movimentos suspeitos, como o anúncio da construção de um porto marítimo flutuante nas margens da Faixa de Gaza que leva tempo para ser construído, e sua continuação no fornecimento da ocupação com quantidades enormes e sem precedentes de munições e armas por meio de uma ponte aérea sem parar, conforme revelado pela imprensa norte-americana, não indica uma mudança na postura dos EUA em relação à guerra na Faixa de Gaza. Pelo contrário, indica insistência em prolongar a duração da batalha e cercar a Faixa de Gaza sob justificativas humanitárias.
Os objetivos norte-americanos e sionistas de eliminar a resistência, tentar esvaziar as terras palestinas de seus habitantes e se livrar da ameaça à segurança representada pelas organizações de resistência são objetivos estratégicos compartilhados por ambas as partes.
A FPLP concluiu sua declaração afirmando que todas as tentativas do governo dos EUA de proteger a entidade sionista e patrocinar a guerra genocida não alcançarão seus objetivos e não serão úteis diante da firmeza do povo palestino e da fortitude da resistência valente, capaz de frustrar os objetivos da agressão e os planos maliciosos direcionados ao nosso povo palestino.
Frente Popular para a Libertação da Palestina. Departamento Central de Imprensa, 10/3/2024