Nesse mês de março o Partido da Causa Operária está em campanha de filiação em todo o país. A princípio o partido deve registrar as filiações junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o que já não deveria acontecer, mas… se a pessoa não estiver com o registro junto ao TSE ela não é considerada filiada. O objetivo inicial seria o de dobrar o número de registros atuais do PCO junto ao TSE.
Por que a campanha de filiação no mês de março?
Acontece o seguinte, o TSE tem um período que eles chamam de “janela de filiação” ou “janela partidária”, os quais ocorrem apenas duas vezes ao ano, durante os quais os partidos podem registrar filiados. A primeira “janela” é no mês de abril e a outra no final do ano, durando apenas duas semanas cada abertura, por isso recolhemos os dados antecipadamente, para registrar todos de uma vez.
O modo como é organizado, além de ridículo, dificulta e muito a vida dos partidos menores no país e favorece os grandes e suas velhas raposas políticas. As restrições e obstáculos são meios utilizados pela burguesia para tentar deixar de fora do processo político e eleitoral cada vez mais a classe operária e os trabalhadores do país.
Por que filiar as pessoas?
A filiação de uma forma geral fortalece o partido, pois mostra uma força maior através dos números de filiados. Deixa claro, em termos oficiais, que estamos crescendo e mais gente está tendo acordo com a política levada adiante pela militância e a direção partidária, uma política revolucionária em defesa dos trabalhadores brasileiros. Ou seja, filiar-se ao partido faz um peso político e ajuda inclusive o PCO a superar as perseguições e arbitrariedades do próprio sistema político e eleitoral brasileiro. .
Quais minhas obrigações partidárias ao me filiar ao PCO?
A princípio, nenhuma. Se filiar junto ao PCO e aos órgãos competentes não significa que o cidadão terá que ter uma luta militante constante. Ao se filiar ao partido a pessoa não precisa fazer absolutamente nada, mas mostra claramente um apoio ou certa medida de que concorda com as posições expressadas pelo PCO em maior ou menor grau, o que é muito importante.
Como fazer para, além de me filiar, começar a militar constantemente?
Bom, após a filiação, alguém da direção do partido irá entrar em contato com o cidadão para que seja estabelecida uma relação com o partido. Se a pessoa quiser continuar como está apenas filiada junto ao TSE, não tem problema. Agora, se quiser ter uma militância mais ativa dentro do PCO, o contato da direção pode te indicar uma célula organizada do partido à qual melhor se adequa à realidade ou região pela qual o filiado passa ou mora.
Sendo assim…
Fica a critério de cada pessoa a maneira que prefere contribuir para a luta travada pelo PCO, seja através de um simples apoio sendo filiado ao partido ou mesmo procurando uma célula ou comitê para atuar. As duas formas de participar do PCO são válidas e extremamente importantes. Se queremos um partido de massas é fundamental filiar o maior número de pessoas possível.
Quero passar meus dados para filiação, com quem eu falo?
Essa é parte fácil, basta falar com algum militante ou filiado do PCO e perguntar como se filiar ou entrar em contato direto com a Secretaria de Organização do PCO (Sorg) através do número: (11) 99741-0436.