Os operários ferroviários gregos realizarão uma greve de 24 horas na quinta-feira (26) para protestar contra a incapacidade do governo em melhorar a segurança após o acidente fatal de trem em Tempe, em fevereiro de 2023, 57 foram mortos, 80 feridos.
A greve interromperá os serviços da Hellenic Train em todo o país, incluindo rotas suburbanas, embora a linha 3 do metrô de Atenas, que vai até o aeroporto, opere normalmente.
Os trabalhadores exigem a implementação de propostas de segurança, a substituição de trens obsoletos, melhor treinamento para motoristas e técnicos, além de mais funcionários.
Os sindicatos afirmam que a Hellenic Train deve investir em transporte mais seguro e eficiente, além de melhores condições de trabalho. Equipes de emergência operarão algumas rotas para reduzir as interrupções.
Os sindicatos planejam se reunir com a diretoria da Hellenic Train após a greve para estabelecer um cronograma de implementação das mudanças.
O Judiciário da Grécia aceitou a determinação da greve. Mas isso indica que caso a luta se intensifique, com uma greve real de tempo indeterminado, a ditadura pode ser imposta aos ferroviários.