Na segunda-feira (27), tropas israelenses mataram um membro das forças de segurança egípcias durante um tiroteio na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza.
O porta-voz do exército do Egito, coronel Gharib Abdel-Hafez, disse que o exército egípcio está conduzindo uma investigação sobre o incidente.
O exército de “Israel” também reconheceu que houve um “incidente de tiroteio”. Disse que o incidente ocorreu “algumas horas atrás” e está sendo revisado. “Discussões estão sendo realizadas com os egípcios”.
O relacionamento entre os dois países está cada vez mais tenso desde que o exército sionista se moveu para uma área conhecida como Corredor de Filadélfia e tomaram o controle da passagem de Rafá.
O Corredor de Filadélfia é uma faixa de terra de 14 quilômetros de comprimento e 100 metros de largura que corre ao longo da fronteira entre Egito e Faixa de Gaza.
Embora o Egito tenha um tratado de paz com “Israel”, ele tem se recusado a abrir seu lado da fronteira em protesto contra “Israel” tomar o controle da passagem de Rafá.
Isso também pode complicar diplomaticamente as coisas, já que o Egito é mediador em negociações de cessar-fogo entre “Israel” e o Hamas.