Conforme noticiado por este Diário, nos últimos dias, começou a circular nas redes sociais um convite que afirma que, na próxima Análise Política da Semana, Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária (PCO), trará à tona informações sobre sua viagem. Sem dar maiores informações, a imagem de divulgação convida os interessados a acessarem a Causa Operária TV, no YouTube, às 14h do próximo domingo (25).
Para saber mais, o Diário Causa Operária entrou em contato com a Direção do PCO e, neste artigo, trará uma série de informações exclusivas fornecidas à nossa redação diretamente pelo presidente do Partido, que dá uma prévia do que será discutido em seu próximo programa.
Em primeiro lugar, Pimenta revelou que fez uma viagem ao Catar, onde realizou uma série de reuniões com representantes da resistência palestina. Dentre elas, se reuniu com o birô político do Movimento de Resistência Islâmica, o Hamas, contando com a presença do próprio Ismail Haniyeh, líder político do partido.
Segundo Rui, que retorna ao Brasil neste sábado (24), nessa reunião, foi discutido o problema do apoio à Palestina, bem como à luta da resistência palestina:
“Nossa grande preocupação é que, até agora, o que aconteceu no dia 7 de outubro e o que está acontecendo na Palestina só tem a versão de um lado, que é a de Netaniahu. É uma versão com a qual não temos acordo, uma versão que foi desmascarada inúmeras vezes por vários órgãos de imprensa internacional, inclusive israelenses”, afirmou Pimenta.
Nesse sentido, ele explicou que o principal objetivo de sua viagem e o resultado que procura obter com o trabalho que foi feito lá é o de “intensificar a campanha em defesa da Palestina no Brasil”.
De acordo com a emissora libanesa Al Mayadeen, em comunicado oficial, o Hamas afirmou que “durante a reunião, as partes sublinharam a necessidade de parar a agressão e introduzir rapidamente ajuda humanitária na Faixa de Gaza“. Além disso, “confirmaram as relações bilaterais entre os povos palestino e brasileiro, e as posições do gigante sul-americano em apoio ao direito da nação palestina à liberdade, à autodeterminação e ao estabelecimento do seu Estado independente“.
O veículo libanês ainda informa que, durante a reunião, “Haniyeh expressou a sua gratidão ao Partido da Causa Operária-PCO pelas suas fortes posições de apoio ao movimento Hamas e pela organização de eventos em que são hasteadas as bandeiras da Palestina e do movimento de resistência”.
Tratando-se de notícias importantes àqueles que defendem a resistência palestina aqui no Brasil, por que, então, não foram divulgadas até agora? Sobre isso, Pimenta esclareceu que o PCO não revelou nada, em primeiro lugar, para evitar falsificações acerca de sua viagem. Em segundo lugar, porque “o Estado de ‘Israel’ está perseguindo as pessoas com quem fizemos reunião, então foi para a segurança deles”, explicou.
Estas são apenas algumas informações acerca do trabalho que Rui Costa Pimenta fez no Catar. A Direção do PCO deixou claro, entretanto, que, no domingo, tudo será explicado e informado no detalhe: “vamos apresentar um relatório detalhado da viagem, de tudo que vimos e do que pretendemos fazer com as informações que recebemos”.
Para assistir ao programa, acesse o link abaixo: