Neste final de semana, a bola vai rolar para a final da regional norte da primeira edição da Copa da Reforma Agrária no Paraná, e o evento ganhou ainda mais visibilidade com uma presença especial: o ex-jogador Raí, campeão mundial pela seleção brasileira em 1994. A copa, que será realizada no assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas, reunirá equipes formadas por trabalhadores rurais sem terra.
A Copa da Reforma Agrária do Paraná busca promover o esporte como elemento de integração e mobilização dos trabalhadores do campo, e a presença de Raí populariza o evento ainda mais. Em um vídeo destinado aos militantes do MST, Raí destacou que, para ele, “o mais importante é a causa, é o movimento, e estou com vocês até o fim”. Além de participar de uma partida ao lado da equipe de veteranos, Raí já visitou a cooperativa Copran, que sustenta a produção agrícola da comunidade local.
José Damasceno, da Direção Nacional do MST, explicou que a copa vai além do esporte e promove a valorização da cultura popular e o fortalecimento das relações entre o movimento e a sociedade política. A final da etapa estadual da Copa da Reforma Agrária será em 2025.