Nesta quinta-feira (6), Estados Unidos, Egito e Catar publicaram uma carta convidando o Estado nazista de “Israel” e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas, na sigla em árabe) a retomarem as negociações de cessar-fogo em 15 de agosto, em Doha, capital catarense, ou Cairo, capital egípcia.
Ambas as cidades já sediaram negociações anteriores de cessar-fogo, que, após meses, não resultaram em um acordo devido à posição de “Israel”.
Segue, abaixo, a declaração dos três países na íntegra:
“É hora de trazer alívio imediato tanto para o povo sofrido de Gaza quanto para os reféns e suas famílias.
Chegou o momento de concluir o acordo de cessar-fogo e a libertação de reféns e detidos. Nós três e nossas equipes trabalhamos incansavelmente por muitos meses para forjar um acordo-quadro que agora está na mesa, faltando apenas concluir os detalhes de implementação.
Este acordo é baseado nos princípios delineados pelo Presidente Biden em 31 de maio de 2024, e endossado pela Resolução 2735 do Conselho de Segurança da ONU. Não há mais tempo a perder nem desculpas de qualquer parte para mais atrasos.
É hora de libertar os reféns, iniciar o cessar-fogo e implementar este acordo.
Como mediadores, se necessário, estamos preparados para apresentar uma proposta final que resolva as questões de implementação restantes de maneira que atenda às expectativas de todas as partes.
Convidamos ambos os lados a retomarem discussões urgentes na quinta-feira, 15 de agosto, em Doha ou Cairo, para fechar todas as lacunas restantes e começar a implementação do acordo sem mais atrasos.
Presidente dos Estados Unidos Joe Biden
Presidente da República Árabe do Egito Abdel Fattah el-Sisi
Emir do Estado do Catar Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani”