Na segunda-feira (29), o governo dos Estados Unidos retomou sanções à Venezuela principalmente no setor da energia. Segundo o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro, as empresas norte-americanas que realizam transações com a mineradora estatal venezuelana, Minerven, terão até 13 de fevereiro para encerrar as operações no país sul-americano.
A medida foi tomada depois que o TSJ (Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela) manteve a proibição de María Corina Machado de concorrer à presidência. Ela havia vencido as primárias em 2023 e seria a candidata da oposição nas eleições presidenciais de 2024. Ela, entretanto, já estava proibida de ocupar cargos públicos por 15 anos devido a uma medida tomada pela Controladoria Geral da Venezuela em 2023.
Os EUA seguem com sua política de intervenção imperialista na Venezuela. Ao perceber que suas manobras não estão avançados, como no caso de María Corina, o governo norte-americano parte para a guerra econômica, que já está em curso desde o ano de 2015.