Segundo dados do Censo Escolar de 2022, compilados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), mais de 18 milhões de alunos da rede pública brasileira estudam em escolas que não possuem biblioteca. Este número representa mais da metade (52%) de todos os estudantes matriculados em escolas de nível infantil, fundamental e médio.
No que diz respeito às escolas, em toda a rede de ensino público do Brasil, apenas 31% das unidades educativas possuem bibliotecas, índice que cai para 18% no ensino infantil.
Ainda de acordo com o levantamento da Atricon, apenas 23% das escolas públicas municipais possuem bibliotecas. Já nas escolas da rede estadual, essa taxa sobe para 61%, e da rede federal, 98%.
Em 2010, foi aprovada uma lei que dava o prazo de 10 anos para que todas as instituições públicas de ensino fossem equipadas com espaços para leitura. Cabe ressaltar que, nesse período de tempo, houve o golpe que colocou Temer e Bolsonaro no poder, duas figuras que destruíram a educação no Brasil.