Em um discurso contundente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, apelou ao mundo islâmico para superar suas diferenças e se unir em apoio aos povos palestino e libanês, vítimas da ofensiva genocida de “Israel”. Erdogan enfatizou que o massacre em Gaza e Líbano representa um dos maiores genocídios do século, comparando-o aos campos de concentração nazistas da Segunda Guerra Mundial.
Durante a abertura da 40ª sessão do Comitê Permanente de Cooperação Econômica e Comercial da Organização de Cooperação Islâmica (COMCEC) em Istambul, Erdogan anunciou a suspensão completa das transações comerciais entre Turquia e “Israel”, resultando em uma perda de US$9,5 bilhões no volume de comércio.
Erdogan também destacou a necessidade urgente de reconhecer o Estado da Palestina como uma resposta direta à ofensiva sionista. Ele enfatizou que, mesmo em meio à crise econômica global, é essencial que os países islâmicos fortaleçam sua colaboração para combater as atrocidades cometidas por “Israel” contra os povos árabes.