Na terça-feira (16), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que o Irã está “avançando a galope” com seu programa nuclear de enriquecimento de urânio.
“O Irã é o único Estado sem armas nucleares que está enriquecendo urânio em um nível muito, muito alto, muito próximo do grau de armamento”, afirmou Rafael Grossi em declarações ao portal The National, mostrando que o imperialismo está preocupado com o desenvolvimento iraniano.
O representante imperialista ainda afirmou que o governo iraniano continua colocando entraves às inspeções – uma decisão acertada. Afinal, inspecionar o programa nuclear do Irã significa, na prática, espionar o país para que o imperialismo saiba como impedir o seu desenvolvimento.
“Não estou dizendo que eles têm uma arma nuclear, estou dizendo que isso é sensível. E quando você está fazendo isso […] você obedece às regras”, apontou, ameaçando o país e afirmando que este deve seguir o tratado de não proliferação nuclear, do qual faz parte.