Na última terça-feira (23), o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), subordinado ao Ministério Público do Ceará, notificou a Enel de que a empresa está sendo multada em 10 milhões de reais por apagões que ocorreram durante as festas de Ano Novo. Agora, a empresa italiana tem 10 dias para pagar a multa ou apresentar um recurso.
Assim como faz em outros estados, a empresa, responsável pelo fornecimento de energia no Ceará, afirmou que a falha neste fornecimento não é culpa sua, mas sim de “fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos e descargas atmosféricas”.
“Com o impacto nas estruturas, alguns clientes tiveram o fornecimento de energia afetado”, disse a empresa.
Ao mesmo tempo, os consumidores destacaram o estrago causado pela negligência da Enel durante o Réveillon. Moradores das praias de Canoa Quebrada, Icaraí de Amontada, Cumbuco, Flecheiras e Águas Belas relataram ao órgão de defesa do consumidor que ficaram mais de 48 horas sem eletricidade. Isso, por sua vez, resultou em “graves prejuízos” para o comércio e o turismo, bem como gerou danos em eletrodomésticos, perda de alimentos e suspensão de atividades.