Na quarta-feira (24), a correspondente do Diário Causa Operária (DCO)em Cuba informou que a Cubana de Aviación, empresa de transporte aéreo cubano, suspendeu seus voos para a Argentina.
O correspondente afirmou que a suspensão aconteceu “devido à recusa do governo de Javier Milei em fornecer combustível à companhia aérea cubana”. E continuou: “esta ação é uma clara demonstração do bloqueio econômico e comercial que Cuba está enfrentando”.
A Argentina está violando acordos internacionais ao não oferecer combustível e assistência às aeronaves que sobrevoam e pousam em seu território. A comunidade cubana na Argentina será gravemente afetada por esta decisão, que é mais um golpe dos inimigos do povo cubano.
É o segundo incidente aéreo na Argentina durante o governo Milei. Há poucos meses uma aeronave venezuelana foi roubada pelos EUA com a conivência do governo argentino. Ela estava estacionada no aeroporto de Buenos Aires e os norte-americanos alegarem que tinham o direito de levá-la para sue território. Milei permitiu o roubo.