O ato convocado para hoje (segunda-feira, 8 de janeiro), pelo governo Lula junto a diversas figuras macabras da política nacional, é uma das maiores farsas já realizadas no país desde o golpe de estado de 2016. A manifestação terá o irônico nome de “Democracia inabalada” e contará com a presença de todos os principais setores golpistas do país, entre eles, o STF, toda a cúpula lavajatista, os presidentes do Congresso e do Senado e os próprios militares — principais fiadores da derrubada do governo do PT em 2016.
A propaganda empregada na convocação desse circo é que estaria se promovendo uma luta contra o “golpismo” dos que fizeram as manifestações bolsonaristas do 8 de janeiro de 2023. Tudo isso feito sobre a base da falsa ideia de que o ocorrido no ano passado foi uma tentativa de golpe de estado frustrada, o que já ficou comprovado que é totalmente absurdo.
Uma tentativa de golpe jamais poderia ter sido levada adiante por pessoas sem nenhuma relevância política, entre elas, funcionários da SABESP, manicures, entregadores de pizza, aposentados, donas de casa, desempregados, etc. Os supostos “golpistas” sequer promoveram qualquer tipo de violência durante o evento. O país todo pôde ver que aquilo foi apenas uma manifestação, embora politicamente desorientada. Tudo foi, naturalmente, organizado e feito pelos militares de alto escalão e, caso tivesse sido uma tentativa de golpe, estes deveriam ter sido punidos e removidos de seus cargos, mas nada disso ocorreu. O fato destas punições também não terem ocorrido e nenhum golpe ter sido dado neste meio tempo também é prova de que nada disso foi uma verdadeira tentativa de derrubar o governo.
Nesse sentido, promover a ideia de que aquilo foi uma tentativa de golpe serviu apenas para dar justificativa a uma série de medidas repressivas do STF contra pobres coitados. Todas essas medidas serão, naturalmente, usadas contra toda a esquerda nacional.
O pior de tudo, no entanto, é o PT se juntar com os setores responsáveis pelo verdadeiro golpe de estado, este ocorrido em 2016 contra o próprio PT, para afirmar que está fazendo um ato em defesa da democracia. Trata-se de uma gigantesca armadilha promovida pela burguesia para reabilitar, diante do povo, uma política fracassada e impopular. A prisão de mais de mil pessoas apenas por participarem de uma manifestação é algo que foi muito malvisto pela população e agora o PT está agindo como um ator de teatro para fingir que isso é uma política de luta contra alguma iniciativa golpista.
Os verdadeiros golpistas estarão no palanque com Lula no ato da “Democracia Inabalada”. A ação do PT joga areia nos olhos da população e mistifica o papel de direitistas inimigos do povo. Caso seja realizado um novo golpe de estado no país, o STF, o Congresso, os militares e os lavajatistas, serão os verdadeiros algozes. A defesa da democracia nunca esteve mais distante da realidade do que nesse momento. Infelizmente, o PT e o restante da esquerda que participarão da farsa, estão se demonstrando totalmente desnorteados e desorientados diante da situação política.