Na quinta-feira (15), foram divulgadas imagens de satélite que mostram a construção de um muro ao longo da fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza. O portal dos EUA Washington Post relatou que o país parece estar “se preparando para tal cenário [de imigração em massa dos palestinos]”. O jornal afirmou ter verificado um vídeo que revela que o Egito prepara o terreno ao lado da faixa de gaza para receber uma enorme quantidade de refugiados.
O Governador do norte do Sinai, Mohamed Shousha, nega que o Egito esteja preparando “uma área isolada no Sinai” para receber refugiados palestinos. Já a Sinai Foundation for Human Rights afirmou que duas empreiteiras informaram que foram encarregadas de construir uma área fechada “cercada por paredes de 7 metros de altura”.
Outras fontes no Sinai informaram à agência de notícias Agence France-Presse que a área está sendo preparada em caso de violação da fronteira de Gaza. “A área será preparada com tendas”, e a assistência humanitária será entregue no local.
Isso acontece ante a iminente invasão da cidade de Rafá, na fronteira com o Egito, onde se aglomeram 1,6 milhões de palestinos, em sua maioria refugiados dentro da própria Faixa de Gaza.