Nesta terça-feira (22), o Consórcio Grande Recife, organização dos patrões do transporte da capital pernambucana, obteve uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região determinando a proibição de bloqueios de garagens dos coletivos. Se houver piquete, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários será multado em R$10 mil por dia.
Essa medida é uma forma de coagir o sindicato, pois o piquete é um método legitimo de luta. Os trabalhadores e suas organizações devem ter autonomia para fazer greve e tentar convencer seus pares.
A justiça do Trabalho que concedeu essa liminar ao patrão, mostra qual o lado da justiça burguesa, é do lado do dono da empresa e sempre contra o trabalhador e o sindicato.
Os patrões sempre recorrem a esses métodos sórdidos para furar a greve dos trabalhadores do transporte, pois é uma greve que se for massiva acaba refletindo em outras categorias, uma vez que os trabalhadores precisam do transporte coletivo para chegar ao trabalho.
Esse episódio mostra que os patrões estão na ofensiva cada vez mais contra os trabalhadores e suas organizações. É preciso reagir.