O Alto Representante da União para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, declarou que “o armamento que estamos fornecendo à Ucrânia precisa ter uso total, e as restrições precisam ser suspensas para que os ucranianos possam atingir os lugares onde a Rússia os está bombardeando”, explicando que “caso contrário, o armamento é inútil”.
Destaque-se que quantidade significa de armamento imperialista já está sendo usado pelos ucranianos na guerra, inclusive contra o território russo, como fica evidenciado diariamente na invasão da província de Kursk. Segundo as últimas informações do Ministério da Defesa russo, 15 HIMARS (um sistema norte-americano de lançamento múltiplo de foguetes) foram destruídos. Além disto, já foram destruídos 74 tanques, dentre os quais estão tanques norte-americanos Abrams e britânicos Challengers 2.
De forma que declaração de Borrell é uma pressão para que haja uma escalada da guerra imperialista contra a Rússia, não apenas no território da Ucrânia, mas principalmente no território da Federação Russa.