A Operação Ranch Hand (Mão de Rancho), nome macabro para um evento horrível, foi a maior campanha de guerra química da história, perpetrada pelas Forças Armadas dos EUA durante a Guerra do Vietnã.
Entre os anos 1960 e 1970, os EUA lançaram 80 milhões de litros de herbicidas altamente tóxicos, principalmente o Agente Laranja, sobre o Vietnã do Sul, devastando 10% do território e causando sofrimento inimaginável à população. Mas, afinal, o que o famoso Agente Laranja continha?
Uma substância letal chamada dioxina, considerada o mutágeno mais perigoso conhecido. Essa substância contaminou o solo, os rios e o ar, envenenando tudo em seu caminho, vitimando milhões de vietnamitas, a maioria civis que pouco tinham a ver com a resistência armada contra os invasores norte-americanos. Crianças, mulheres e idosos, todos sofreram as consequências devastadoras da ofensiva química do imperialismo.
Os efeitos foram de doenças, deformidades e mutações genéticas até cânceres e uma terrível patogênese que destruía o sistema imunológico das vítimas. A dioxina também afetou a reprodução, causando nascimentos de crianças com graves problemas de saúde. O governo americano, porém, sabia dos perigos do Agente Laranja, mas mentiu descaradamente, afirmando ser inofensivo para os humanos. Essa desinformação cruel agravou ainda mais a tragédia.
O equilíbrio ecológico do Vietnã foi destruído, com a extinção de milhares de espécies de animais e plantas, contaminando por décadas o solo e os rios, e até hoje as gerações presentes sofrem com os efeitos dessa atrocidade. Inacreditavelmente, a comunidade internacional ainda não reconheceu a Operação Mão de Rancho como crime de guerra ou crime contra a humanidade. A justiça para as vítimas é um sonho distante de pessoas que ainda se iludem com alguma organização internacional independente, justa e fora dos controles do imperialismo.
A Operação Mão de Rancho serve como um lembrete terrível dos horrores da guerra química que o imperialismo promoveu e da necessidade de combatê-lo, sabendo que, uma vez mais, armas químicas, biológicas e nucleares podem ser usadas contra alvos civis de países de capitalismo atrasado.
É fundamental que se compreenda os seguintes pontos: a empresa fabricante do Agente Laranja: Monsanto, uma empresa que hoje é uma das principais fornecedoras de sementes para alimentos transgênicos. No âmbito ambiental, 18 das 150 espécies de aves da região foram extintas, anfíbios e insetos praticamente desapareceram, a quantidade de peixes nos rios diminuiu drasticamente, a composição microbiológica do solo foi alterada e as plantas foram envenenadas. 3 milhões de pessoas foram afetadas, com 1 milhão de deficientes até hoje, segundo dados vietnamitas.