Por meio de publicação feita no Diário Oficial do Município no último sábado (2), a Prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, decretou estado de emergência devido à epidemia de dengue na cidade. A medida tem prazo de 3 meses, podendo ser prorrogado.
De acordo com o decreto, os dados coletados pelos órgãos de saúde do governo apontam um “aumento exponencial por semanas consecutivas” de casos notificados por arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela).
“Secretaria Municipal de Saúde e os demais órgãos da Administração Pública Municipal, no âmbito de suas atribuições, deverão adotar todas as medidas que se fizerem necessárias ao restabelecimento da situação de normalidade”, afirma o documento, assinado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
O surto de dengue em todo o Brasil é resultado da política de destruição da burguesia que, principalmente a partir do golpe de 2016, jogou o País e o povo brasileiro em uma miséria inédita nas últimas décadas. Quando não são enchentes e desmoronamentos, os trabalhadores precisam lidar com doenças como a dengue.