Na quinta-feira (11), o chefe de Estado da Coreia, Kim Jong Un, afirmou que é um momento crítico da política mundial e, portanto, um momento para se preparar para a guerra. A Agência Central de Notícias da Coreia afirmou em uma reportagem sobre: “esboçando a complicada situação internacional… e a situação militar e política instável […], ele [Kim] disse que agora é a hora de estar mais preparado para a guerra do que nunca”.
Kim estava em uma visita na Universidade Militar no país quando deu a declaração. Ele disse ao corpo docente e aos estudantes da universidade que, se o inimigo optar pelo confronto militar, a Coreia dará um “golpe fatal sem hesitação, mobilizando todos os meios em sua posse”.
Não ficou claro a qual dos inimigos ele se refere. O principal inimigo dos coreanos é o imperialismo norte-americano, que ocupa toda a região sul do país desde a década de 1950. Há também o imperialismo japonês que ocupou a coreia na década de 1930 e segue sendo uma enorme ameaça dada sua proximidade.